A Hérnia de Disco
A hérnia de disco é uma condição onde um disco intervertebral se desloca de sua posição habitual. Isso pode levar a compressão de raízes nervosas na coluna e ocasionar dor.
Whatsapp: (11) 99960-1592
A hérnia de disco é uma condição onde um disco intervertebral se desloca de sua posição habitual. Isso pode levar a compressão de raízes nervosas na coluna e ocasionar dor.
As fraturas da coluna podem ou não estar associadas a traumatismos. A maioria das fraturas de coluna são benignas e de evolução favorável, porém algumas podem determinar instabilidade local e até mesmo sintomas neurológicos.
Veja maisA escoliose é um termo médico que define uma curvatura anormal na coluna vertebral quando observada de frente ou de costas. Todos nós temos pequenas curvaturas na coluna vertebral, porém quando essa curvatura no plano frontal passa de 10o é possível confirmar o diagnóstico de escoliose.
Veja maisA dor nas costas é um dos sintomas mais frequentes na população em geral. Cerca de 80% da população terá dor nas costas em algum momento da vida, geralmente em decorrência de sedentarismo, má postura ou envelhecimento.
O QUE É CIFOSE? Cifose é uma curvatura da coluna vertebral no plano sagital (olhando de perfil) na qual a convexidade é localizada na região posterior (nas costas). Quando observamos a coluna vertebral de perfil, existem quatro curvas fisiológicas: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacro coccígea.
Veja maisO QUE É A ESTENOSE DO CANAL VERTEBRAL? A estenose do canal vertebral é um estreitamento anormal que ocorre no centro canal vertebral ou em suas regiões laterais como o recesso lateral e forames vertebrais. Tem como resultado a compressão do saco dural/medula e/ou das raízes nervosas.
Veja maisO QUE É A HÉRNIA DE DISCO LOMBAR? Hérnia de disco lombar é o termo utilizado para definir um deslocamento anormal do disco intervertebral na região lombar da coluna vertebral. Esse deslocamento pode ou não causar sintomas. Existem várias definições e nômicas anatômicas utilizadas para a mesma patologia.
Veja maisA coluna vertebral é dividida em quatro segmentos: cervical, torácica, lombar e sacro-coccígea. Dentro de cada segmento ainda temos a subdivisão entre as partes ósseas (vértebras) e partes moles (discos, músculos, ligamentos e nervos).
A coluna vertebral é formada por uma série de ossos denominados vértebras. O termo “espondilolistese” é derivado do termo “espondilo”, que significa vértebra, e “listese”, que significa escorregamento. Portanto, espondilolistese nada mais é do que o escorregamento anormal de uma vértebra sobre a outra.