O QUE É ENDOSCOPIA DA COLUNA?

A cirurgia por vídeo da coluna (endoscopia da coluna) vem modificando a cirurgia da coluna, pois mostrou ser um método menos traumático, com o mínimo de morbidade e resultados clínicos semelhantes quando comparado com as técnicas convencionais. Através de um pequeno canal de trabalho levamos a c mera, a iluminação as pinças para o alvo do problema sendo possível através de uma pequena incisão e visualização direta por video enxergar internamente o problema e as estruturas nervosas.

endoscopia-cirurgia-coluna-hernia-de-disco

COMO É REALIZADA A CIRURGIA ENDOSCÓPICA DA COLUNA?

O cirurgião para realizar a cirurgia por video da coluna (endoscopia da coluna), utiliza como guia a fluoroscopia(rx) para posicionar a c nula no local apropriado por onde passará uma c mera com fibra ótica na parte interna do endoscópio que permite transmitir as imagens por video em um monitor. O cirurgião, então, através de instrumentos especiais consegue sob visualização direta remover partes do disco lesado, assim como fragmentos herniados, descomprimindo o nervo e aliviar a pressão no nervo e dentro do disco. Todo o instrumental é retirado cautelosamente e a musculatura retorna ao local. Muitos pacientes sentem alívio imediato dos sintomas logo após o procedimento.

QUAIS AS VANTAGENS DA CIRURGIA ENDOSCÓPICA DA COLUNA?

As principais vantagens da cirurgia por vídeo da coluna (endoscopia da coluna) são: uma incisão reduzida na pele (normalmente de 8mm a 1cm), menor trauma/lesão da musculatura da coluna com consequente menor sangramento, baixos índices de lesões nas diversas estruturas neurológicas e vasos sanguíneos (diminuindo a perda sanguínea) bem como baixíssimo índice de infecção. A cirurgia por vídeo da coluna (endoscopia da coluna) também pode ser realizada sob anestesia local/sedação dependendo do caso, que em conjunto permite uma recuperação e reabilitação mais precoce do paciente.

COMO É O PÓS OPERATÓRIO DA CIRURGIA ENDOSCÓPICA DA COLUNA?

Após a recuperação pós anestésica o paciente é levado para o quarto do hospital. Nesse momento provavelmente já conseguirá sentar e levantar com cuidado para dar seus primeiros passos após o procedimento cirúrgico. Estará com um pequeno curativo no local da incisão. Deve tomar cuidado ao levantar pois devido a anestesia pode apresentar alguma fraqueza na perna inicialmente. Caso já se sinta seguro terá alta para casa com as medicações conforme prescrição médica. A fase de cicatrização leva ao redor de 7-10 dias quando deverá retornar com seu médico para retirada dos pontos. Nesse período deve evitar sobrecarga na coluna e movimentos de flexão/rotação da coluna. Evitar dirigir por 2 a 4 semanas. Após a cicatrização da ferida cirúrgica iniciará fisioterapia motora e trabalho de reabilitação motora e postural.

Atividades de maior esforço são liberadas após 6 a 8 semanas. Vale a pena lembrar que cada caso deve ser avaliado de forma individual e de acordo com a equipe médica.

AGENDE SUA CONSULTA AGORA

Nós tratamos uma série de problemas da coluna vertebral: Hérnia de disco, Dor nas Costas, Dor Ciática, Estenose do canal, Escoliose, Cifose, Fraturas na Coluna, Dor na Coluna Cervical, Dor na Coluna Lombar, Espondilolistese, etc.

Telefone:

(11) 3459-2128

Whatsapp:

(11) 99960-1592

Email:

Endereço:

Av. Pompéia, 634 cj 215– Pompéia
Ed. Vitrine Offices – São Paulo – SP
CEP 05022-000
Estacionamento com vallet.