O QUE É UMA INFILTRAÇÃO NA COLUNA?

A Infiltração na Coluna ou Bloqueio é um tratamento que tem como objetivos principais a redução da dor e a melhora da movimentação da coluna, diminuindo o processo inflamatório local de forma definitiva ou temporária.

A infiltração na coluna também auxilia o seu médico a identificar a fonte da dor. O tipo da infiltração realizada irá depender da causa básica do problema na coluna. Portanto, alguns casos são realizados de forma diagnóstica (previamente a um procedimento cirúrgico maior) e outros são realizados de forma terapêutica (para tratar e eventualmente curar o processo inflamatório que está causando dor).

A INFILTRAÇÃO NA COLUNA PODE SER UTILIZADA EM QUAIS PROBLEMAS?

Existem três problemas principais que causam dor na coluna vertebral:

  1. Distúrbios das facetas articulares (articulações ou juntas entre as vértebras);
  2. Distúrbios do disco intervertebral (amortecedores entre as vértebras); e
  3. Distúrbios neurológicos (raízes e nervos que saem da coluna).

Essas três estruturas podem causar dor local na coluna vertebral ou até mesmo dor irradiada para membros superiores (ombros, braços e mãos) e/ou inferiores (pernas e pés). O bloqueio da dor pode ser direcionado diretamente para cada fator causal.

COMO É REALIZADA UMA INFILTRAÇÃO NA COLUNA?

Esse procedimento é realizado de forma ambulatorial em hospital-dia, isto é, são necessárias apenas algumas horas no hospital.
A necessidade de se realizar o procedimento no hospital é pelo uso de aparelhos de imagem de alta tecnologia (radioscopia) específicos para localizar o local exato da dor. Também é importante realizar o procedimento em ambiente hospitalar pela segurança e monitorização do paciente. O procedimento é rápido e feito sob sedação e anestesia local.

PREPARANDO-SE PARA UMA INFILTRAÇÃO NA COLUNA

É fundamental informar ao seu médico todos os medicamentos que você faz uso ou fez uso recentemente. É importante também relatar possíveis alergias ou uso de anticoagulantes e antiagregantes plaquetários, como a aspirina. Algumas medicações devem ser suspensas alguns dias antes do procedimento. No dia do procedimento é necessário chegar com antecedência de 2 horas no hospital, fazer jejum de 6 horas e programar para um acompanhante levá-lo para casa após a infiltração (isso é uma rotina nos hospitais).

Os exames de imagem realizados são importantes e devem ser levados no dia (raio-x, ressonância, tomografia, etc).

No dia do procedimento um médico anestesista irá passar no quarto para fazer uma entrevista e uma avaliação rápida prévia.

O QUE É INJETADO NA INFILTRAÇÃO NA COLUNA?

Os medicamentos utilizados dependem muito de paciente para paciente e a patologia presente. Mas em geral são utilizadas medicações analgésicas, anti-inflamatórias e anestésicas. Algumas drogas têm efeito imediato (anestésicos locais) e outras iniciam seu efeito ao longo dos dias e apresentam uma duração maior (corticóides).

COMO É A RECUPERAÇÃO APÓS A INFILTRAÇÃO NA COLUNA?

São colocados pequenos adesivos nos locais de introdução das agulhas e os mesmos podem ser retirados ao chegar em casa. Você irá permanecer cerca de 2 a 3 horas no hospital após a infiltração, para a recuperação completa da sedação.
É aconselhável ter um acompanhante para dirigir. Nesse dia é importante fazer um repouso relativo em casa e no dia seguinte já poderá retomar o seu trabalho normalmente.
A consulta médica de reavaliação geralmente é após 1 semana do procedimento, momento em que uma nova fase do tratamento de reabilitação motora terá início.

AGENDE SUA CONSULTA AGORA

Nós tratamos uma série de problemas da coluna vertebral: Hérnia de disco, Dor nas Costas, Dor Ciática, Estenose do canal, Escoliose, Cifose, Fraturas na Coluna, Dor na Coluna Cervical, Dor na Coluna Lombar, Espondilolistese, etc.

Telefone:

(11) 3459-2128

Whatsapp:

(11) 99960-1592

Email:

Endereço:

Av. Pompéia, 634 cj 215– Pompéia
Ed. Vitrine Offices – São Paulo – SP
CEP 05022-000
Estacionamento com vallet.