QUAL O DIAGNÓSTICO PARA A HÉRNIA DE DISCO?

A hérnia de disco é uma das principais causas de dor nas costas, pode ser assintomática ou pode causar dor, dormência, formigamento e fraqueza em diversos níveis de intensidade nos membros superiores, como ombros, braços e dedos das mãos (hérnia de disco cervical) e/ou nos membros inferiores, como glúteos, coxas, pernas e pés (hérnia de disco lombar).

O diagnóstico é feito através do exame clínico, levando em consideração o histórico e estilo de vida do paciente, sendo que o tamanho e localização exata da lesão podem ser identificados com o auxílio da tomografia computadorizada e ressonância magnética.

cirurgia de hérnia de disco

 

QUAL O TRATAMENTO PARA A HÉRNIA DE DISCO?

Geralmente os sintomas melhoram naturalmente em dois ou três meses. No entanto, a recuperação pode ser auxiliada através de tratamentos clínicos e intervenções, como a realização de bloqueios ou infiltrações, buscando uma melhora da dor e reabilitação precoce para o retorno às atividades do dia a dia.

O tratamento inicial inclui:

– Reeducação postural global (RPG);

– Fisioterapia motora;

– Acupuntura;

– Massagem;

– Alongamentos;

– Analgesia com medicações.

cirurgia hernia de disco 2

 

QUANDO É INDICADA UMA CIRURGIA DE HÉRNIA DE DISCO?

Somente um médico especialista em coluna poderá avaliar se uma cirurgia para a retirada de hérnia de disco será necessária. A intervenção cirúrgica pode ser indicada nos casos em que o paciente não responde ao tratamento clínico conservador e segue com dores progressivas e intensas, alguns acompanhados de alteração neurológica, em casos graves devido a perda de força e sensibilidade importante no membro, e naqueles que apresentam a síndrome da cauda equina (alteração esfincteriana e anestesia períneo). 

 

 

O QUE HÁ DE MAIS MODERNO NO TRATAMENTO CIRÚRGICO DA HÉRNIA DE DISCO?

A Endoscopia da Coluna ou Cirurgia da Coluna por Vídeo é um procedimento minimamente invasivo e uma das técnicas mais modernas no tratamento da hérnia de disco da atualidade. É realizada através de um pequeno corte (menor que 1cm) onde o cirurgião, através de uma câmera e instrumentos de alta precisão, consegue atingir o local do problema e retirar a hérnia de disco. Os benefícios são inúmeros, como menor agressão aos tecidos do corpo, menor sangramento, rápida recuperação e retorno do paciente às atividades do dia a dia.

Saiba mais sobre a Endoscopia da Coluna.

Existe uma grande variedade de técnicas cirúrgicas para o tratamento da hérnia de disco. A cirurgia tradicional é a microdiscectomia aberta, feita com o objetivo de acabar com sintomas dolorosos através de uma incisão na coluna com a retirada da hérnia de disco. Pode-se utilizar tubos e lupas que auxiliam na visualização e no alcance da hérnia de disco que comprime o nervo.

 

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA DA HÉRNIA DE DISCO?

O tempo de recuperação após uma cirurgia de hérnia de disco varia de acordo com cada problema e com a parte clínica de cada paciente. Na maioria das vezes, o retorno as atividades diárias, com algumas restrições, ocorrem partir da segunda semana. Porém, atividades físicas com exercícios intensos precisam de um mês para voltarem a serem praticados. Devem ser evitados o levantamento de peso e a flexão da coluna por pelo menos 4 semanas.

Para obter um bom resultado, o paciente deve realizar tratamentos, como a fisioterapia e exercícios específicos que ajudem na recuperação.

AGENDE SUA CONSULTA AGORA

Nós tratamos uma série de problemas da coluna vertebral: Hérnia de disco, Dor nas Costas, Dor Ciática, Estenose do canal, Escoliose, Cifose, Fraturas na Coluna, Dor na Coluna Cervical, Dor na Coluna Lombar, Espondilolistese, etc.

Telefone:

(11) 3459-2128

Whatsapp:

(11) 99960-1592

Email:

consulta@colunasp.com.br

Endereço:

Av. Pompéia, 634 cj 215– Pompéia
Ed. Vitrine Offices – São Paulo – SP
CEP 05022-000
Estacionamento com vallet.