A cirurgia endoscópica da coluna é uma técnica moderna e vem cada vez mais se mostrando ser segura e com bons resultados. Saiba quais são as vantagens dela.
Quais são as vantagens da cirurgia endoscópica da coluna?
Existe uma tendência mundial em técnicas menos invasivas buscando menos agressão a tecidos saudáveis. A cirurgia por vídeo da coluna tem como uma grande vantagem uma minima agressão ao paciente pois através de uma pequena incisão na pele e introdução de uma câmera a musculatura não precisa ser cortada para chegar no alvo principalmente no caso de uma hérnia de disco. Outras estruturas como os ossos, ligamentos e articulação da coluna são lesadas o mínimo possível. Isso acaba tendo como resultado um menor sangramento, uma recuperação mais rápida, menor índice de infecção. Com a experiência advinda do cirurgião acaba se tornando um procedimento mais rápido e seguro. Outra vantagem da endoscopia de coluna que muitas vezes pode ser realizada apenas com sedação e anestesia local.
Dentre as complicações apesar de menores que podem ocorrer e são semelhantes ao método convencional da cirurgia aberta estão dor residual, parestesia e alteração de força nos membros, fibrose, infecção, recidiva, instabilidade e a necessidade de intervenções futuras.
Passo a passo da cirurgia endoscópica:
• Anestesia: sedação + anestesia local (dependendo da técnica ou do paciente pode ser realizada anestesia geral);
• Posicionamento na mesa de coluna de barriga para baixo;
• Assepsia + anti-sepsia;
• Acesso – incisão na pele (ao redor de 8mm-1cm);
• Introdução do dilatador, cânula de trabalho e endoscópio (câmera) até o alvo, disco a ser operado;
• Realização da retirada da hérnia ou descompressão óssea com pinças e instrumentais adequados, dependendo do caso;
• Retirada dos instrumentais;
• Sutura (ponto na pele) e curativo.
Recuperação pós-operatória da endoscopia da coluna:
Normalmente ocorre de maneira rápida. Consegue sentar e andar após a recuperação anestésica. A maioria dos pacientes tem alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento. Deve-se ter o cuidado de não flexionar ou rotacionar a coluna, evitar dirigir por 2-3 semanas e não pegar peso para evitar recidivas. Por ser uma incisão pequena o risco de infecção é muito pequena, mas deve-se ter cuidado nos curativos diários e realizá-los com as mãos limpas após o banho. O retorno com seu médico precisa ser agendado após 10 a 14 dias para retirada dos pontos e uma reavaliação.