QUAL O DIAGNÓSTICO PARA A HÉRNIA DE DISCO?
A hérnia de disco é uma das principais causas de dor nas costas, pode ser assintomática ou pode causar dor, dormência, formigamento e fraqueza em diversos níveis de intensidade nos membros superiores, como ombros, braços e dedos das mãos (hérnia de disco cervical) e/ou nos membros inferiores, como glúteos, coxas, pernas e pés (hérnia de disco lombar).
O diagnóstico é feito através do exame clínico, levando em consideração o histórico e estilo de vida do paciente, sendo que o tamanho e localização exata da lesão podem ser identificados com o auxílio da tomografia computadorizada e ressonância magnética.
QUAL O TRATAMENTO PARA A HÉRNIA DE DISCO?
Geralmente os sintomas melhoram naturalmente em dois ou três meses. No entanto, a recuperação pode ser auxiliada através de tratamentos clínicos e intervenções, como a realização de bloqueios ou infiltrações, buscando uma melhora da dor e reabilitação precoce para o retorno às atividades do dia a dia.
O tratamento inicial inclui:
– Reeducação postural global (RPG);
– Fisioterapia motora;
– Acupuntura;
– Massagem;
– Alongamentos;
– Analgesia com medicações.
QUANDO É INDICADA UMA CIRURGIA DE HÉRNIA DE DISCO?
Somente um médico especialista em coluna poderá avaliar se uma cirurgia para a retirada de hérnia de disco será necessária. A intervenção cirúrgica pode ser indicada nos casos em que o paciente não responde ao tratamento clínico conservador e segue com dores progressivas e intensas, alguns acompanhados de alteração neurológica, em casos graves devido a perda de força e sensibilidade importante no membro, e naqueles que apresentam a síndrome da cauda equina (alteração esfincteriana e anestesia períneo).
O QUE HÁ DE MAIS MODERNO NO TRATAMENTO CIRÚRGICO DA HÉRNIA DE DISCO?
A Endoscopia da Coluna ou Cirurgia da Coluna por Vídeo é um procedimento minimamente invasivo e uma das técnicas mais modernas no tratamento da hérnia de disco da atualidade. É realizada através de um pequeno corte (menor que 1cm) onde o cirurgião, através de uma câmera e instrumentos de alta precisão, consegue atingir o local do problema e retirar a hérnia de disco. Os benefícios são inúmeros, como menor agressão aos tecidos do corpo, menor sangramento, rápida recuperação e retorno do paciente às atividades do dia a dia.
Saiba mais sobre a Endoscopia da Coluna.
Existe uma grande variedade de técnicas cirúrgicas para o tratamento da hérnia de disco. A cirurgia tradicional é a microdiscectomia aberta, feita com o objetivo de acabar com sintomas dolorosos através de uma incisão na coluna com a retirada da hérnia de disco. Pode-se utilizar tubos e lupas que auxiliam na visualização e no alcance da hérnia de disco que comprime o nervo.
COMO É O PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA DA HÉRNIA DE DISCO?
O tempo de recuperação após uma cirurgia de hérnia de disco varia de acordo com cada problema e com a parte clínica de cada paciente. Na maioria das vezes, o retorno as atividades diárias, com algumas restrições, ocorrem partir da segunda semana. Porém, atividades físicas com exercícios intensos precisam de um mês para voltarem a serem praticados. Devem ser evitados o levantamento de peso e a flexão da coluna por pelo menos 4 semanas.
Para obter um bom resultado, o paciente deve realizar tratamentos, como a fisioterapia e exercícios específicos que ajudem na recuperação.