Primeiramente, podemos observar alguns sinais físicos, tais como:
• Um ombro é mais alto do que o outro
• Um ombro sobressai mais que o outro
• Um lado da caixa torácica parece maior do que o outro
• Um quadril aparece mais alto ou mais proeminente do que o outro
• A cintura pode parecer desigual
• O corpo se inclina para um lado
• Uma perna pode parecer menor do que a outra
Quanto mais cedo é feito o diagnóstico melhores as chances de melhoria com tratamentos. É importante que o diagnóstico de escoliose seja feito por um médico especialista em coluna que solicitará exames específicos para identificar o tipo de escoliose, sua evolução e o melhor tratamento.
QUANDO FAZER A CIRURGIA DE ESCOLIOSE?
O objetivo de uma cirurgia de escoliose é de prevenir ou tratar disfunções respiratórias e síndromes de dor, assim como melhorar a estética através da correção postural. Por isso, o diagnóstico e intervenção precoce são preferenciais para evitar a progressão das curvas até a puberdade.
Crianças com curvas de escoliose superiores a 50 graus necessitam de cirurgia para corrigir a curvatura e evitar a sua progressão, que continua acontecendo até mesmo depois da idade adulta se nada for feito, o que pode complicar ainda mais o quadro.
Angulações inferiores a 40 graus normalmente podem receber tratamentos mais conservadores que dispensam a cirurgia da escoliose, como a realização de sessões de fisioterapia, o uso de coletes ortopédicos e exercícios mais específicos.
O tipo de doença, a severidade, o prognóstico e a saúde do paciente influenciam muito na forma que serão tratados. Logo, é importante salientar que ângulos de escoliose de 40 graus ou mais necessitam de um diagnóstico diferenciado por parte de um especialista em coluna, para que somente assim seja determinado a conduta a ser tomada.
Saiba mais sobre O que é a Escoliose.
COMO É A CIRURGIA DE ESCOLIOSE?
A cirurgia de escoliose é o maior procedimento de realinhamento do esqueleto do corpo. O método utilizado para realizar essa cirurgia é chamado de artrodese da coluna, que consiste de um processo de fundição dos ossos, realinhando as vértebras de modo que se torne um bloco único de osso, evitando assim qualquer progressão do quadro clínico.
As artrodeses usam um material chamado de enxerto ósseo para ajudar a promover o avanço do procedimento. Esses pequenos pedaços de ossos são colocados nos espaços entre as vértebras de modo que a artrodese se consolide da mesma forma que um osso quebrado. Para que isso aconteça, hastes de metal são presas com parafusos, ganchos e arames para manter a coluna alinhada enquanto ocorre o processo de consolidação da artrodese.
As hastes utilizadas no procedimento geralmente não precisam ser removidas da coluna posteriormente. Entretanto, algumas poucas pessoas podem remover para evitar complicações de casos específicos.
QUANDO É INDICADA A CIRURGIA DE ESCOLIOSE?
A cirurgia de escoliose é recomendada quando as curvas são maiores do que 40 a 45 graus com progressão. É fundamental que a cirurgia seja indicada após um diagnóstico feito por um ortopedista especialista em coluna.
O TRATAMENTO DE ESCOLIOSE NA COLUNA SP
A Coluna SP possui um corpo clínico altamente qualificado e experiente no tratamento e em cirurgia de Escoliose. Agende uma consulta com um de nossos especialistas em coluna.
AGENDE SUA CONSULTA AGORA
Nós tratamos uma série de problemas da coluna vertebral: Hérnia de disco, Dor nas Costas, Dor Ciática, Estenose do canal, Escoliose, Cifose, Fraturas na Coluna, Dor na Coluna Cervical, Dor na Coluna Lombar, Espondilolistese, etc.
Telefone:
(11) 3459-2128
Whatsapp:
(11) 99960-1592
Email:
consulta@colunasp.com.br
Endereço:
Av. Pompéia, 634 cj 215– Pompéia
Ed. Vitrine Offices – São Paulo – SP
CEP 05022-000
Estacionamento com vallet.