A Infiltração na Coluna é um tratamento para dores na coluna vertebral que também pode ser chamada de bloqueio ou rizotomia.
Sobre Infiltração e Bloqueios na Coluna:
- O que é uma infiltração na Coluna?
- A infiltração na coluna serve para quais problemas?
- Preparando-se para uma infiltração na coluna
- Como é realizada uma infiltração na coluna?
- O que é injetado na infiltração na coluna?
- Como é a recuperação após a infiltração na coluna?
O QUE É UMA INFILTRAÇÃO NA COLUNA?
Infiltrações e Bloqueios da coluna tem como objetivos principais a redução da dor e a melhora da função. Esse procedimento diminui o processo inflamatório local.A infiltração na coluna também auxilia o seu médico a identificar a fonte da dor. O tipo da infiltração realizada irá depender da causa básica do problema na coluna. Portanto, alguns casos são realizados de forma diagnóstica (previamente a um procedimento cirúrgico maior) e outros são realizados de forma terapêutica (para tratar e eventualmente curar o processo inflamatório que está causando dor).
A INFILTRAÇÃO NA COLUNA PODE SER UTILIZADA EM QUAIS PROBLEMAS?
Existem três problemas principais que causam dor na coluna vertebral. Distúrbios das facetas articulares (articulações ou juntas entre as vértebras), distúrbios do disco intervertebral (amortecedores entre as vértebras) e distúrbios neurológicos (raízes e nervos que saem da coluna). Essas três estruturas podem causar dor local na coluna vertebral ou até mesmo dor irradiada para algum membro (membros superiores ou inferiores). O bloqueio da dor pode ser direcionado diretamente em cada fator causal.
PREPARANDO-SE PARA UMA INFILTRAÇÃO NA COLUNA
É fundamental informar ao seu médico todos os medicamentos que você faz uso ou fez uso recentemente. É importante também relatar possíveis alergias ou uso de anticoagulantes e antiagregantes plaquetários, como a aspirina. Algumas medicações devem ser suspensas alguns dias antes do procedimento. No dia do procedimento é necessário chegar com antecedência de 2 horas no hospital, fazer jejum de 6 horas e programar para um acompanhante levá-lo para casa após a infiltração (isso é uma rotina nos hospitais).
Os exames de imagem realizados são importantes e devem ser levados no dia (raio-x, ressonância, tomografia, etc).
No dia do procedimento um médico anestesista irá passar no quarto para fazer uma entrevista e uma avaliação rápida prévia.
COMO É REALIZADA UMA INFILTRAÇÃO NA COLUNA?
Esse procedimento é realizado de forma ambulatorial em hospital-dia, isto é, são necessárias apenas algumas horas no hospital.
A necessidade de se realizar o procedimento no hospital é pelo uso de aparelhos de imagem de alta tecnologia (radioscopia) específicos para localizar o local exato da dor. Também é importante realizar o procedimento em ambiente hospitalar pela segurança e monitorização do paciente. O procedimento é rápido e feito sob sedação e anestesia local.
O QUE É INJETADO NA INFILTRAÇÃO NA COLUNA?
Os medicamentos utilizados dependem muito de paciente para paciente e a patologia presente. Mas em geral são utilizadas medicações analgésicas, anti-inflamatórias e anestésicas. Algumas drogas têm efeito imediato (anestésicos locais) e outras iniciam seu efeito ao longo dos dias e apresentam uma duração maior (corticóides).
COMO É A RECUPERAÇÃO APÓS A INFILTRAÇÃO NA COLUNA?
São colocados pequenos adesivos nos locais de introdução das agulhas e os mesmos podem ser retirados ao chegar em casa. Você irá permanecer cerca de 2 a 3 horas no hospital após a infiltração, para a recuperação completa da sedação.
É aconselhável ter um acompanhante para dirigir. Nesse dia é importante fazer um repouso relativo em casa e no dia seguinte já poderá retomar o seu trabalho normalmente.
A consulta médica de reavaliação geralmente é após 1 semana do procedimento, momento em que uma nova fase do tratamento de reabilitação motora terá início.