A espondilolistese se caracteriza por um escorregamento de uma vértebra sobre a outra, desalinhando a coluna. Existem tratamentos conservadores para medicar esta condição, entretanto, alguns casos podem precisar passar por um procedimento cirúrgico.
Sobre a cirurgia de Espondilolistese:
- Como é a cirurgia de Espondilolistese?
- Quando é a Cirurgia de Espondilolistese é indicada?
- Como é o Pós-cirúrgico de espondilolistese?
- A Cirurgia de Espondilolistese na Coluna SP
Como é a cirurgia de Espondilolistese?
A cirurgia tem como objetivo a descompressão neural (afrouxamento dos nervos que estão apertados) e posteriormente a fixação da vértebra. O procedimento cirúrgico comum adotado é a artrodese, realizado por via aberta. Entretanto, para alguns casos, existem também técnicas minimamente invasivas em que são feitas pequenas incisões paralelas à coluna.
O realinhamento da coluna vertebral é feito realizando uma fusão óssea com a colocação de parafusos metálicos de titânio após a descompressão intervertebral. Desta forma, a vértebra é fixada e impedida de continuar se deslocando. E alguns casos mais sérios, o disco intervertebral pode ser removido, sendo transplantado no lugar um enxerto médico que mantém o espaçamento adequado para as vértebras e evita um novo escorregamento.
Quando a Cirurgia de Espondilolistese é indicada?
É indicada a Cirurgia de Espondilolistese, somente em casos mais graves que não responderam adequadamente aos tratamentos convencionais. Porém, quando o deslizamento ultrapassa 50% do tamanho da vértebra, ou mesmo quando há uma progressão em pacientes adolescentes, uma primeira tentativa com o tratamento clínico é dispensável, partido diretamente para uma intervenção cirurgia.
Saiba mais sobre o tratamento clínico para espondilolistese
Como é o Pós-cirúrgico de espondilolistese? Qual o tempo de recuperação?
No caso da adoção de um procedimento minimamente invasivo não há necessidade de imobilização do paciente, sendo indicado somente o repouso. Dores e desconfortos pós-cirúrgicos são esperados, mas podem ser minimizados com o uso de medicamentos adequados. Geralmente, os pacientes podem se movimentar no mesmo dia e voltar de forma gradual as suas atividades rotineiras, com um tempo de recuperação de 2 a 3 meses
Já no procedimento de artrodese, em que há intervenção de alto grau na coluna, a recuperação é mais demorada e pode levar de 3 a 6 meses, limitando os movimentos e necessitando de tratamentos complementares rotineiros, como fisioterapia e uso de medicações. No entanto, processos invasivos envolvem vários riscos para ao paciente devido a deficiências imunológicas, podendo ainda ocorrer danos aos nervos espinhais. Nestes casos, o paciente é levado a diversas complicações adversas que precisam de cuidados especiais por parte de um médico.
A Cirurgia de Espondilolistese na Coluna SP:
A Coluna SP possui um corpo clínico altamente qualificado para a cirurgia de Espondilolistese. Você pode contar com consultas extremamente humanizadas com foco individual e personalizado para cada paciente. Saiba mais e agende uma consulta